sexta-feira, 11 de abril de 2008

Dia do Índio

Historiadores afirmam que antes da chegada dos europeus à América havia aproximadamente 100 milhões de índios no continente. Só em território brasileiro, esse número chegava 5 milhões de nativos, aproximadamente. Estes índios brasileiros estavam divididos em tribos, de acordo com o tronco lingüístico ao qual pertenciam: tupi-guaranis (região do litoral), macro-jê ou tapuias (região do Planalto Central), aruaques (Amazônia) e caraíbas (Amazônia ).
Atualmente, calcula-se que apenas 400 mil índios ocupam o território brasileiro, principalmente em reservas indígenas demarcadas e protegidas pelo governo. São cerca de 200 etnias indígenas e 170 línguas. Porém, muitas delas não vivem mais como antes da chegada dos portugueses. O contato com o homem branco fez com que muitas tribos perdessem sua identidade cultural.

Os contatos entre indígenas e portugueses
Os primeiros contatos foram de estranheza e de certa admiração e respeito. Caminha relata(em sua carta) a troca de sinais, presentes e informações. Quando os portugueses começam a explorar o pau-brasil das matas, começam a escravizar muitos indígenas ou a utilizar o escambo. Davam espelhos, apitos, colares e chocalhos para os indígenas em troca de seu trabalho. O contato que se segue foi muito prejudicial aos povos indígenas. Interessados nas terras, os portugueses usaram a violência contra os índios. Para tomar as terras, chegavam a matar os nativos ou até mesmo transmitir doenças a eles para dizimar tribos e tomar as terras. Esse comportamento violento seguiu-se por séculos, resultando no pequenos número de índios que temos hoje.
A visão que o europeu tinha a respeito dos índios era eurocêntrica. Os portugueses achavam-se superiores aos indígenas e, portanto, deveriam dominá-los e colocá-los ao seu serviço. A cultura indígena era considera pelo europeu como sendo inferior e grosseira. Dentro desta visão, acreditavam que sua função era convertê-los ao cristianismo e fazer os índios seguirem a cultura européia. Foi assim, que aos poucos, os índios foram perdendo sua cultura e também sua identidade.

Como você Vê o ìndio no Brasil hoje?

2 comentários:

Sky Shaffauzer disse...

Eu vejo eles como pessoas comum iguais as outras mais com uma cultura mais preservada com uma indentidade unica de muita inteligencia e muita sabedoria.
Eles sao pessoas que preservam suas indentidades preservam suas raizes e merecem repeito comu nois nao é so pq eles tem a pele mais eskura q a nossa q nos devemos kritikalos devemos olhar o interior de kda um deles e ai vamos ver q eles sao merecedores de muitu respeito.
bjim...
by:junio0or*

Valéria disse...

muito pertinente sua opiniao a respeito dos indios . Gostei muito obrigada!